De hoje em hoje, muito se tem falado e comentado e…, sobre os efeitos da globalização e consequentemente sobre o advento e avanço dasTecnologias de Informação e Comunicação, vulgo TIC’s. As TIC´s passaram a ser mais do que um luxo,a uma necessidade, um pressuposto essencial para a realização de qualquer actividade profissional. Peso embora as claras vantagens que as TIC nos oferecem muito se tem falado também sobre o seuefeito negativo. Com a proliferação da Internet, porexemplo, a ala maliciosa do mundo e da vida, vai também aperfeiçoando novas técnicas de persuasão negativa, podemos citar a título de exemplo o crescimento de casos de burlas monetárias, as publicações pornográficas e pedófilas e poderíamos citar outros tantos casos que vão acontecendo.
Mas na verdade o que são Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, vulgo TIC?
TIC é a abreviação de "Tecnologia da Informação e Comunicação". Pesquisando nas várias definições existentes em livros, textos, Internet, revistas, etc., podemos dizer que TIC é umconjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar aautomação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nas actividades profissionais, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, religiosa, etc. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.
Presenciamos, já há alguns anos, o uso intenso da Internet por todos os segmentos da sociedade e isto faz com que inúmeras áreas sofram mudanças radicais em termos de inovação, criatividade, produtividade e conhecimento, por exemplo, forçam a procura de novas formas para aplicações tradicionais da área financeira, bancária, educação, segurança, transportes, engenharia, comércio, etc.
Outra área de crescimento do uso de TIC’s é a dos gestores públicos, nos seus processos administrativos, pois permite transparência e beneficia toda a sociedade. É o surgimento do governo electrónico, o chamado "e-gov".
Utilização das TIC’s
Por exemplo, a área da educação pode usufruir as TIC’s dando pulos de qualidade e criatividade, tudo em nome de uma nova maneira de ver este "mundo" e isto irá fortalecerdesde a educação básica às pesquisas científicas, passando pelo ensino à distância (EAD).Um bom exemplo disso é que as TIC’spermitem que se ofereça grande quantidadede cursos variados a pessoas em áreas longínquas, principalmente aquelas desprovidas de bons colégios ou faculdades. Ou seja, através do uso de meios electrónicos para gravação e transmissão de conteúdos educacionais, vários segmentos podem ser beneficiados. Assim, é esperado um aumento da oferta de aprendizado, independente de locais e de horários fixos, ou seja, permitindo
se estudar em casa, em uma bibliotca ou até mesmo no local de trabalho no horário mais conveniente ao aluno ou estudante.
Temos acompanhado o desenvolvimento e o sucesso desta nova modalidade educacional em vários países, que vai gerando enormes quantidades de informações na forma digital, com grande potencial de aproveitamento e reutilização. Isto quer dizer que ela propiciará também, em um futuro não muito distante, que instituições geograficamente distantes, mas que tenham objectivos e interesses em comum, possam usufruir os mesmos recursos educacionais. Por quenão?
Podemos pensar também em planear grupos de estudos que trabalhem de forma "colaborativa", mesmo estando localizados geograficamente distantes um do outro, masparticipando de trabalhos, como se estivessem todos em um ambiente de rede dentro de uma mesma sala de aula.
Conclusão
Penso que, para que as TIC’s tenham grande participação na sociedade e obtenha sucesso, seja necessário rever, repensar e mudar os modelos que formam a base da educação, em todos os seus níveis, alinhando-os a um mundo moderno, novo, rápido e exigente. E mais, mudar atitudes e concepções.
O quotidiano escolar e a aprendizagem dos alunos são factores importantes que devem ser levados em consideração no uso justo e correcto das TIC’s. As inúmeras situações em que usamos estas tecnologias devem ser motivos de questionamentos e reflexão sobre quais são as reais contribuições que elas trazem ou de que forma elas podem influenciar na evolução destesprocessos educacionais.
É esperado um aumento nos programas de formação, tanto de educadores quanto de gestores escolares, incorporando as TIC’s na escola, fazendo com que tenham contacto permanente comos processos envolvidos, conheçam as inúmeras possibilidades da utilização destas tecnologias no ensino, mudando toda a organização da escola.
Devemos incentivar o desenvolvimento de metodologias de formação voltada para o contexto das escolas, repensar teorias e modelos e principalmente interagir com todos os participantes desta "rede", de forma que se mudem as formas de aprender com esta tão especial tecnologia.Afinal integrar não é somente utilizar estes diversos recursos em conjunto com as actividades dos profissionais e sim agrupar os objectivos existentes aos mesmos, desenvolvendo novos aprendizados, construindo uma experiência rica e consistente.
No próximo artigo eu volto abordando as TIC como novas metodologias de Evangelização, não
perca.
Até a próxima...
Por: GC – gcanjundo@hotmail.com (Aguardo seus comentários)
Data: Quarta-Feira 09 de Julho de 2008